Blog

Volta aos escritórios: por que é interessante trabalhar presencialmente pós pandemia?

A pandemia causada pela Covid-19 causou enormes mudanças no mundo inteiro. O mercado de trabalho no Brasil sofreu grandes impactos, e a forma de se trabalhar foi questionada em todos os setores. Com a diminuição de óbitos e consequentemente mais flexibilidade de ir e vir, o home office deixou de ser uma alternativa momentânea para se tornar uma possível implementação permanente das empresas. Para o ano de 2022, fica o dilema: Voltar ou não voltar presencialmente?   

O trabalho remoto proporcionou mais comodidade, principalmente para aqueles que precisavam se locomover por horas no trajeto escritório-casa. Com a pandemia pouparam tempo e dinheiro, ganhando mais qualidade de vida. No entanto, muitas empresas começaram a oferecer outros espaços para o funcionário trabalhar, como coworking, por exemplo. Muitos “passes” são fornecidos para que esse colaborador consiga trabalhar em locais mais perto das suas residências, o que facilitou nessa questão do transporte.

Estar mais perto da família também é um fator que reforça as vantagens do Home Office, mas que dificultou a “separação” de jornadas. As funções familiares e domésticas acabam muitas vezes se confundindo com o expediente, o que prejudica não só o rendimento do profissional, como as relações pessoais do mesmo. Criar um ambiente externo do lar para se trabalhar auxilia muito a concentração, e assim as jornadas têm começo, meio e fim. Muitas empresas, depois dessa experiência de pandemia, perceberam a importância de se criar um outro ambiente que ajuda o colaborador a se conectar mais profundamente com as atividades profissionais do dia a dia, e por isso já retomaram o funcionamento do escritório presencial.

Entende-se atualmente que um escritório é mais que um escritório. É também um ambiente de convívio com outro grupo social, com outras experiências e trocas de vivências. Essas relações profissionais e até pessoais com os outros integrantes da empresa também trazem a sensação de pertencimento e de equipe, o que gera mais engajamento. Ademais, ao frequentar o escritório de maneira presencial, os times e áreas da empresa conseguem trocar mais informações e ideias, o que é fundamental para o sucesso de um negócio. O bate-papo na hora do almoço ou aquele café sempre auxiliam gestores a verem os problemas da empresa como um todo, integrando mais as áreas e criando mais soluções.

Além disso, já é entendido que um ambiente profissional criado para melhorar a produtividade com cores, disposição de layouts e identidade da marca realmente reforçam e estimulam os colaboradores a se engajarem mais. A empresa que possui um ambiente feito especificamente para o seu time, com todos os detalhes do dia a dia e das funções de cada equipe, tem grandes chances de terem uma melhor produtividade e melhoria nas operações. Por fim, por mais que o mercado reconheça a importância dos avanços tecnológicos que facilitaram o Home Office e algumas vantagens que esse modelo oferece; muitos setores, investidores e empreendedores entendem a relevância de possuir um escritório, um local onde seus funcionários se sentem parte da equipe e conseguem tangibilizar melhor o impacto do seu trabalho.

Rolar para cima

Junte-se a nós!

Faça parte da nossa comunidade YU.

Olá,

E-mail cadastrado. Em breve enviaremos novidades.
Obrigado!

Entre em contato com a gente!

e-mail: amanda@yunity.com.br | telefone: (11) 3285-3422

Olá,

Em breve entraremos em contato.
Obrigado!