- 1. Empatia e inteligência emocional
Entender como seus colegas se sentem, ou seja, otimizar a autoconsciência e ter a habilidade de ouvir o outro, se comunicando de maneira clara e amigável, é um fator extremamente importante para aumentar a proatividade e a satisfação profissional.
- 2. Automotivação e autogestão
Se o profissional já tem uma motivação pertencente a ele, ou seja, sem necessidade de motivação externa vinda de outros profissionais ou do próprio ambiente, é muito provável que essa pessoa não necessite de tanta supervisão e cobranças, tornando-se então proativa e sempre em busca de resultados.
- 3. Adaptabilidade e resiliência
Os grandes e constantes avanços tecnológicos que rodeiam o mercado de trabalho pressionam os funcionários a estarem sempre abertos a novas mudanças e adeptos a novas formas de se trabalhar. Ter a mente aberta e saber se adaptar a essas mudanças é fundamental para um bom futuro em qualquer organização ou negócio próprio.
- 4. Integridade
Essa habilidade é muito bem reconhecida principalmente pelos profissionais contratantes. É esperado dos colegas de convívio que a pessoa seja capaz de assumir seus erros e reconhecer os acertos das pessoas de seu convívio.
- 5. Atenção plena
A atenção plena cultiva a discrição e a consciência para que seja possível responder qualquer questão de maneira centrada e equilibrada. Dessa forma, pessoas que desenvolvem essa soft skill tendem a conseguir colocar melhor em prática as outras skills: a ser mais empáticas, ter inteligência emocional e automotivação.
Todas essas habilidades são reconhecidas positivamente por qualquer empresa que preze um bom convívio organizacional e constantes bons resultados. Dessa forma, elas merecem destaque e podem ser treinadas a fim de serem aperfeiçoadas.